sexta-feira, 15 de maio de 2009

Tofu Salteado Com Cogumelos e Espinafres

Este blog tem andado demasiado pecaminoso: pizzas, hambúrgueres, brownies…
Para equilibrar o duelo entre receitas gulosas vs comidinha saudável e saborosa, hoje ninguém se pode queixar: temos uma receita vegetariana. De lamber os beiços!

Para quem nunca comeu tofu, sugiro este prato para começar.
O segredo está na marinada, rica em sabores e aromas, que vai perfumar este prato e torná-lo um pitéu.
Espero que gostem. E que experimentem!



Para 2 pessoas

250g de tofu fresco
2 colheres sopa de molho de soja
1 colher sopa de vinagre balsâmico
1 colher sopa de mel ou melaço
1 colher sopa de farinha de milho
1 colher sobremesa de óleo de sésamo
1/4 colher café molho picante (usei tabasco caseiro)

150g de cogumelos champignons laminados
3 colheres sopa de azeite
1 colher sopa de gengibre, descascado e ralado
3 dentes de alho, picados
170g espinafres frescos
Sal
_________________________________________
preparação

Seque bem o tofu e corte-o em cubinhos.
Misture o molho de soja, o vinagre balsâmico, o mel, a farinha, o óleo de sésamo e o picante. Regue o tofu com esta mistura, envolva bem e deixe marinar por 30 minutos, para que absorva os sabores.
Retire o tofu e reserve a marinada.

Aqueça bem um wok ou uma frigideira larga de fundo grosso, com 2 colheres de sopa de azeite. Junte o tofu, abane de vez em quando e deixe cozinhar por 2 min, até o tofu ficar tostadinho. Remova-o.

Coloque o restante azeite, o gengibre e o alho. Junte os cogumelos, salteie por 1 min e acrescente os espinafres e a marinada reservada. Quando os espinafres quebrarem, deite o tofu e tempere com sal.

Sirva na companhia de um arroz branco.
_________________________________________
Fonte – Adaptada a partir do blog Serious Eats.

27 comentários:

  1. Tu lês pensamentos?
    Tinha mesmo pensado: "esta noite quando for ás compras vou comprar tofu", mas o que se prendia era como havia do o cozinhar???

    Obrigada :)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Até as tuas refeições saudáveis são pecaminosas aos olhos, pois ninguém diz que é light com este aspecto tão saboroso!
    Ficou mesmo apetitosa!

    ResponderEliminar
  3. Mas que aspecto fantástico!
    Das vezes que comi tufo não gostei, mas estou tentada a voltar a fazer.
    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Ora ai, está um pratinho bem saudável,eu gosto bastante de tofu já o maridinho...., vou ter que fazer só para mim.Que chatice :).
    Essa marinada deve ficar uma verdadeira delicia, acho que nem vamos dar conta que estamos a comer tofu.

    ResponderEliminar
  5. Safaste-te em grande! Eu gosto bastante de tofu (ao contrário do americano cá de casa..) e com essa mão cheia de temperos só pode resultar num óptimo petisco! Já copiei..
    beijinhooo

    ResponderEliminar
  6. Tofu, aí está algo q ando pr experimentar à algum tempo.
    Acho q depois q vi mais esta tua delicia, fiquei rendida...
    :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Isto é tofu? para mim parece-me tão pecaminoso como uma refeição de carne.
    Bestial...até fiquei com vontade de ir comprar.
    bjss

    ResponderEliminar
  8. ESPETÁLICO!!!

    Estive a ler atentamente a receita, achei interessante o tofú levar farinha de milho, deve ficar crocante a capinha. E espinafres com gengibre nunca comi!!

    Já está na lista! Para fazer com os pleurotus.

    Tinhas razão: adorei a receita de hoje, é bem ao meu estilo ;-)

    ResponderEliminar
  9. Tofu com legumes: gostamos muito. Faço muitas vezes com ratatouille.
    Gostei muito da selecção dos temperos. Parabéns!
    Bjs e bom f-d-s

    ResponderEliminar
  10. Oi querida, voce adivinhou meus pensamentos porque hoje estava justo pensando o que fazer com um tofu que esta' quase vencendo no meu frigo! Bjos. Léia

    ResponderEliminar
  11. Não sou apreciadora de tofu, mas esse tem tão bom aspecto que acho que conseguia provar :)
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  12. Não é fácil agradar a gregos e a troianos, não é! Explica lá o que é isso de tabasco caseiro?
    P.S. vou levar a receita comigo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. esse tofu deixou-me tentada a experimentar pois nunca comi!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Ola

    A receita tem um aspecto óptimo, acho que vou fazer, comprei o Tofu para fazer a tua sobremesa, mas parece me que vai para esta receita;)Uma pergunta, eu comprei o meu tofu no celeiro, mas acho-o com um aspecto meio amarelo, ser a que comprei o tofu certo? um bjo anabela

    ResponderEliminar
  15. Belusca, agora já sabes! :)

    Luísa, temos temos direito a uma comidinha saudável, mas saborosa, não é?

    Isa, este tempero faz a diferença. Vale a pensa dares mais uma chance ao tofu!

    Sandra, este tb foi só para mim, mas o meu Esparguete agora que viu a foto, achou bem tentador...

    Margarida, acho que com esta pode ser que o americano se renda! :)

    Carlinha, esta receita é óptima para começar. :)

    Abelhinha, voa lá até ao supermecado para comprar tofu! Aproveita e ainda fazer uma sobremesa. :)

    Rute, acertaste na mouche: fica mesmo tostadinho, o gengibre faz toda a diferença e com pleurotus deve ficar ainda melhor, eu é que tinha cogumelos para usar e não ia comprar mais. Então se forem de produção caseira... :)!

    Fatias, a tua sugestão tb deve ser uma delícia! :)
    Bom fim-de-semana para ti tb! :)

    Léia, agora já tem destino! Se fizeres, depois conta. :)

    Moira, pode ser que esta receita te convença... a marinada é tão boa!

    Sandra, o tabasco é feito com red chilli e vinagre. Tenho que postar a receita aqui no blog.

    Lili, então tens que fazer! :)
    Beijinhos.

    Anabela, eu tb compro o tofu no Celeiro, mas eles têm muita variedade. Eu compro sempre o mais barato, foi esse que usei tanto aqui, como na tofubremesa. Hoje fiz outra... :)

    Meninas, um grande beijinho para todas!! :)

    ResponderEliminar
  16. Nham, nham... eu sou fã destas refeições :) Tenho feito algumas vegetarianas mas sem o tofu ;)

    ResponderEliminar
  17. Gasparzinha... o teu blog é para mim motivo de inspiração... :-D

    Adorei esse prato de tofu... A cor está linda e o sabor deve ser melhor ainda ;-)

    Bjokas***

    ResponderEliminar
  18. Aspecto apetitoso tem!

    Light?? Tu nao me enganes ta????

    deve ser delicioso :)

    ResponderEliminar
  19. bem uma bela receita que para mim continua ser um pecado. mas que beleza de prato. eu so de ver ja tenho vontade de ser vegetariana para comer estas delicias:-)
    bom fim de seman

    ResponderEliminar
  20. Tem excelente aspecto...mas eu e o tofu...:\ talvez tenha de experimentar de novo...bjinho. bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  21. Eu comia sem parar, pois o aspecto não engana! Ficou bem apelativo e é uma excelente ideia para uma próxima refeição! Olé! hehehe

    ResponderEliminar
  22. Foi a primeira vez que vi uma receita de tofu e fiquei com vontade de provar :-)

    Beijos!

    ResponderEliminar
  23. gasparzinha,
    Que receita,deliciosa e tem um aspecto, apetece dar uma trinca no pc:).
    Mas tofu ainda não experimentei, mas acho que vou gostar tem de ser é só para mim ... :)


    bjs

    ResponderEliminar
  24. Voltei a comprar tofu e não gostei da receita que experimentei, já fiz 3 receitas e não gostei estou quase a desisitir, se calhar não gosto mesmo de tofu.
    Este está fantástico, apetece mesmo comer.

    ResponderEliminar
  25. Isabelocas, eu tb só gosto de tofu se for muito bem temperado.
    Eu gostei muito desta receita, cá em casa já fiz mais do que uma vez.
    Experimenta esta, se tb não gostares, é porque não gostas mesmo de tofu. :)
    Experimenta as sobremesas com tofu - são surpreendentes!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  26. Estou a seguir uma dieta Vegan por conselho médico. A falta de criatividade trouxe-me a este blog. Parabéns, a receita é de facto saborosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Sandra, fico tão contente.
      Obrigada pelo feedback.
      Um beijinho e bons cozinhados!

      Eliminar