quarta-feira, 17 de junho de 2009

Carapaus ao Sal com Batatas Pesto

Num país com uma costa e tradição pesqueiras como o nosso, é incrível que comer peixe fresco se tenha tornado um luxo.
Em casa ou nos restaurantes, todos sabemos quanto pagamos pelo prazer de um peixe no prato, simplesmente grelhado com umas pedras de sal – sublime!
Cherne, garoupa, robalo, salmonete… são as rainhas das espécies ditas de eleição e aquelas que por isso mesmo mais pesam no bolso.
Mas numa costa como a nossa, porquê desprezar as variedades de peixe menos nobres em nome, mas igualmente ricas em sabor? Lembro-me agora do besugo, o goraz, a corvina, e o belo carapau de que eu tanto gosto. E a minha mãe, então, com o seu belo molhinho à espanhola… :)

Deixo aqui o link para uma crónica do Miguel Esteves Cardoso no Público, como sempre certeiro nas palavras e sugestivo no tom.

O peixe ao sal em casa costuma ser feito com a dourada, o que também recomendo – fica uma delícia!
Mas desta vez, aproveitando o seu bom preço, fiz mais uma vez com carapaus, acompanhados de umas batatas pesto tão boas, mas tão boas, que podem ser apenas elas a refeição e eu já fico contente.



Para 2 pessoas:

4 carapaus, com escamas
2 kg de sal grosso
Batatinhas pequenas
Pesto – receitas aqui e aqui
Azeite
Limão
_________________________________________

thermomix_bimby

Coloque água no copo até tapar as lâminas: 8 min, temp varoma, vel 1.
Deite uma camada de sal na varoma, disponha o peixe e cubra com o restante sal. Aperte cuidadosamente com as mãos para que o sal cubra o peixe todo. Seleccione 40 min, temp varoma, vel 1.

Se quiser cozer batatas e legumes em simultâneo, coloque-as no cesto, mas retire-as ao fim de 30 minutos.
Neste caso, limitei-me a lavar muito bem as batatinhas e cozi-as com casca.

Antes de retirar a varoma deixe arrefecer alguns minutos, aproveitando para retirar a casca às batatas.

Parta cuidadosamente a camada de sal, retire o peixe e separe a pele. Sirva com azeite e sumo de limão.

Depois de descascadas, coloque as batatas numa taça e envolva com umas boas colheradas de pesto.

tradicional

Se não tiver nenhuma panela própria para cozer a vapor, pode usar o forno.

Deite uma camada de sal num tabuleiro alto, disponha o peixe e cubra com o restante sal. Aperte cuidadosamente com as mãos para que o sal cubra o peixe todo e leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos.

Entretanto, lave muito bem as batatinhas e coza-as com casca.

Retire o tabuleiro do forno e deixe arrefecer alguns minutos.
Parta cuidadosamente a camada de sal, retire o peixe e separe a pele. Sirva com azeite e sumo de limão.

Depois de descascadas, coloque as batatas numa taça e envolva com umas boas colheradas de pesto.

26 comentários:

  1. Gasparzinha, carapau ainda não fiz ao sal, mas se ficar como a dourada, vale a pena.
    Quando vi as tuas batatas com pesto, ainda me ri, pois tivemos a mesma ideia.ah!ah!, ficam muito boas, adorei e vou repetir muitas vezes.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Querida Gasparzinha, é realmente incrivel morar em costa e pagar tao caro por peixes e frutos do mar!
    Que receita saborosa - voce sempre inovando com as batatas - eu amo isso! Bjos
    Léia

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de peixe ao sal. Normalmente faço com robalo ou truta salmonada.
    Mas foram essas batatinhas que me chamaram a atenção. Uso pesto em tantas coisas, mas nunca me tinha lembrado de usar em batatas!

    ResponderEliminar
  4. Sabes que cá no Algarve temos uma receita muito típica que são os carapaus alimados? A sua preparação base consiste na salga dos mesmos por uma noite inteira. Depois são passados por água e escaldados em água fervente. Retira-se a pele e rega-se com bastante azeite, vinagre e muito alho. É um petisco e tanto cá! E um bom carapauzinho frito com arroz de tomate? Infelizmente muitas pessoas não dão valor a certos peixes que nós temos, igualmente saborosos e nutritivos e bem mais baratos.
    Adorei essa combinação de sabores.
    beijocas

    ResponderEliminar
  5. O peixe sim senhora, mas essas batatinhas... Essas é que não me escapam! :)

    Beijoca *
    Mariana

    ResponderEliminar
  6. Olá Gasparzinha!!

    No Porto comia peixe fresco muitas vezes porque o marido da empregada da minha mãe é pescador.
    Adoro todos os peixes e nem por um só momento desprezo "os menos nobres"...todos podem ficar óptimos desde que bem cozinhados. :)

    Adoro carapaus, normalmente faço-os assados mas no sal também devem ficar excelentes! Com essas batatinhas com pesto a acompanhar...Mamma Mia! :)

    Beijos!

    ResponderEliminar
  7. Já vi várias receitas de vários peixinhos ao sal, e sempre que vejo fico com vontade de experimentar. Parece'me muito simples, e pelo que já ouvi dizer, apesar de o peixe estar envolto em sal, ele não fica nada salgado. São daquelas experiências que eu gostava mesmo de fazer na cozinha :)
    Adorei esses carapaus !

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Esse prato está divino!!!! Nunca experimentei esse tipo de peixe...mas deve ser uma delícia só no sal! E essas batatas ao pesto???? Menina, que loucura!!!!
    Simples e maravilhoso, parabéns e obrigada pela dica!
    Aqui também temos uma costa imensa, e o preço dos peixes também assuta! Ainda mais morando um pouco longe da costa fico com medo de comprar...já me arrependi e joguei tudo fora...nada frescos...

    ResponderEliminar
  9. Sabes que no algarve, em muitos restaurante, é uma ofensa se pedires carapaus! Mas é tudo uma questão de modas. Eu adoro com o molho à Espanhola como referiste. E o MEC... saudades... dos livros quando eu tinha 15 anos e do Pastilhas... Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Excelente... eu adoro peixe e nunca me arriquei a fazê-lo ao sal... quase sempre faço-o grelhado na brasa. Uma excelente sugestão!

    ResponderEliminar
  11. Susana amiga!
    Que belo peixinho,tb gosto muito de carapau.Quando ia para Quareita á uns anos,comprava na praça,um carapau que adorava e que por cá não se encontra era o carapau amarelo,grelhado,humm uma delicia era gordo...muito bom....:)essas batatinhas, tb gostei acabei o meu pesto mas quando fizer vou experimentar fazer essa batatas.


    bjs

    ResponderEliminar
  12. Ai Gasparzinha, eu ando toda trocada. Já não é a 1ªvez que entro em blogs e leio mal o titulo ou o texto central.

    Hoje aconteceu-me aqui! Entrei e li: "Carapaus ao SOL!"

    Pensei logo assim: VIVA a Gasparzinha já comprou um forno solar. Ou então, o calor ontem foi tanto que ela simplesmente deixou-os ao sol a tarde toda, ah ah ah.

    LOLOLOL que tola! O calor anda a dar-me volta ao miolo.

    Adorei as batatinhas com pesto e adoro peixe ao sal. Especialmente dourada com molho de natas e ervas, hummmm. Bjokas.

    ResponderEliminar
  13. É mesmo isso, tantos pescadores, tanto peixe e é vendido a peso de ouro. Está certo que é bom mas todos, sem excepção, deveriam poder conhecer todos os peixes. Os mais e os menos nobres :)
    Este teu peixinho com as batatas que eu adoro, ficou um espectáculo!

    ResponderEliminar
  14. Amiga
    Para mim tambem me chegava,pois é uma bela refeição!
    Essas batatinhas que tanto gosto abriram-me o apetite.....
    Bj

    ResponderEliminar
  15. É bem verdade...o teu ficou com óptimo aspecto e essas batatinhas :-)

    ResponderEliminar
  16. Gasparzinha, eu adoro carapaus...
    Esta tua receita não me escapa de certeza.
    Adorei... mesmo!
    Só me faltam os carapaus para fazer.
    Bjs grandes

    ResponderEliminar
  17. Gasparzinha, achei graça no nome do peixe... risos.. não o conheço! Aqui no Brasil, os peixes também são bastante caros... uma pena!!
    Adorei seu prato... adoro batatas, e molho pesto tbm... com peixinho... que delicia... =D
    Bjooo!!

    ResponderEliminar
  18. Que boa sugestão! Fizeste-me lembrar os carapaus alimados que comia quando vivia em Portimão faz tantos anos.
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  19. Ora nunca me lembrei de fazer carapaus ao sal!! Devem ficar uma delicia!

    ResponderEliminar
  20. Para uma não apreciadora de peixe com espinhas (podem começar a bater e atirar tomates lol) devo dizer que este pratinha saltou á vista! Caso para dizer: "Eiiiiii carapau!!"

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Nao conheco esse peixe,lembro de terme esbaldado em Zezimbra comedo peixe, e olha, para mim , nao tem nobre ou menos nobre, na moda ou nao, peixe e SEMPRE muito bom, seja qual seja. Adorei essa sua receita bem diferente
    Beijos

    ResponderEliminar
  22. Faço muitas vezes peixe no sal...e nunca me lembrei dos carapaus, boa gasparzinha !!

    De facto com tanta costa que temos, comer peixe é um luxo :((

    Obrigada por mais uma excelente sugestão.

    bjs

    ResponderEliminar
  23. Adoro carapaus na brasa, assim nunca fiz, estão simplesmente divinais, bjs.

    ResponderEliminar
  24. Ainda não cozinhei peixe assim, mas é a experimentar, fica sempre com um ar delicioso! Já das batatinhas nem vale a pena dizer nada...adoro batatas e pesto :D bjinho

    ResponderEliminar
  25. Faço milhentas vezes a dourada ao sal porque adoramos e sai sempre bem. Nunca fiz os carapaus, porque penso neles sempre grelhados (costumo comê-los no Baleal, na Rua da Madalena, com o tal molho à espanhola- são tão frescos que quase saltam do prato ihihih), mas pelo que vejo que é uma óptima alternativa! E sempre dou uso à varoma :)

    ResponderEliminar