quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Tarte de Coco e Queijo da Ilha

Domingo de manhã: almoço em casa da sogrinha, despertar tardio, nada preparado para fazer uma sobremesa…
Em 5 minutos ligo o forno, tiro uma massa folhada caseirinha que congelo já esticada e enrolada em papel vegetal, que fica a descongelar perto do forno. Misturar os ingredientes do recheio e quando dou por mim estou a acabar de tomar banho e a ouvir o alarme do telemóvel a avisar que a tarde já está.
Porque se não estivesse no banho, o cheirinho que inundou a casa já me teria feito adivinhar…

Esta tarte é deliciosa, pode usar-se leite de coco em vez do normal e se preferir, omitir o queijo, apesar de eu achar que é o toque de mestre desta combinação de ingredientes.

Caiu mesmo bem depois de um belo franguinho. :)



230g de massa folhada – usei caseira
200ml de leite
230g de açúcar
4 ovos
200g de coco ralado
100g de queijo da ilha
_________________________________________

Colocar a massa folhada numa forma de tarte.

Misturar todos os ingredientes (se usar a bimby: 10 seg, vel 4).

Espalhar o recheio sobre a massa folhada e levar ao forno a 180º até dourar.





Notas:

- Em vez de massa folhada, pode usar-se uma massa sucrée, seguindo a receita que coloquei aqui.

- Fiz apenas meia dose, numa forma de tarte mais pequena.

34 comentários:

  1. Gasparzinha,

    Tens mesmo que fazer esta para mim:)

    Beijos, beijos

    ResponderEliminar
  2. Fiz na semana passada, mas como éramos só nós, até só fiz meia dose.
    Fica na agenda para repetir em breve! :)

    Em breve, tb vais ter uma bimbinha na tua casinha nova!
    E mão para a cozinha não te falta!!
    E um esquisitinho como o meu tb não! :) :) :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Que lindo aspecto e com o côco deve ser mesmo delicioso. Deve ter sido tão fácil comê-la!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Vou cobrar mais tarde!!!

    Ai não falta mesmo, esquisito que cheira tudo tudo antes de ingerir...lol.

    Estou ansiosa pela casa nova e pela Bimby!!!!

    Beijos grandes

    ResponderEliminar
  5. Adoro côco e vendo esta tua tarte...sem comentários possíveis para uma beleza destas.

    ResponderEliminar
  6. Ficou com um aspecto hummmmm! Tenho mesmo que fazer esta tarte :))))

    ResponderEliminar
  7. Para quem adora côco, como eu esta tarte não vai escapar!! Fantástica!!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Que aspecto tão bom!
    E eu que adoro côco, é sempre tão agradável.

    ResponderEliminar
  9. Hummmm parece-me mesmo ao meu gosto, coco e queijo está tudo dito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olha que nunca me tinha lembrado de tal combinação de sabores!.. Fiquei curiosa... yami!
    beijoca

    ResponderEliminar
  11. Do modo como eu gosto de côco, essa não me pode escapar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Fiquei encantada só de olhar para esta tarte... O aspecto é divinal!
    Bjkas

    ResponderEliminar
  13. estou a babar de vontade de comer um pedacinho!
    =s

    ResponderEliminar
  14. Bem palavras pra que?!!

    Ja nao vivo sem as tuas receitas =D

    Feito por ti tudo parece mais facil hiii!!

    tem um ar delicioso

    Parabens gasparzinha

    Bjs Filipa (Pimpolica)

    ResponderEliminar
  15. Ficou linda!... deve ser muito boa com coco e queijo, hummm... delicia.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Mais fácil não dá e eu adoro coco :)

    ResponderEliminar
  17. Ficou linda a tua torta, adoro tudo com coco e por coincidência estou cheia de massa folheada em casa.

    Bj,

    C.

    ResponderEliminar
  18. Que maravilha... ainda por cima eu adoro tudo o que leva coco !!!!

    ResponderEliminar
  19. Ai que desgraça! Essa tarte aqui não durava nem segundos!

    O meu homem passa-se com côco! Para ser perfeita para ele, levava também chocolate!

    ResponderEliminar
  20. Ai que maravilha, eu cá gosto com o toque do queijo de certeza :*

    ResponderEliminar
  21. Simples e com aspecto delicioso! Amo queijo e ainda não tive o prazer de provar esse queijo da ilha.

    ResponderEliminar
  22. Viva

    Esta mistura do doce do coco com o sabor forte do queijo da ilha deve ficar o máximo!

    Cumps

    http://paladares.wordpress.com

    ResponderEliminar
  23. Aii Gasparzinha! Este Queijo da Ilha me mata! Comi um dia só. Aqui no Brasil (ao menos em minha cidade) não encontramos muitos queijos portugueses...e sou fanático por queijos! Os de Portugal, já provei algumas vezes...e são maravilhosos! Aguçou minha vontade e lembrança! Parabéns e um Beijo! Ficou Lindo, e olha que não sou muito chegado em doces!!
    Orlando Baumel

    ResponderEliminar
  24. ambos os protagonistas vão bem com os meus gostos... a tarde deve ser divinal!

    ResponderEliminar
  25. Adoro estes dois ingredientes, embora nunca os tenha juntado parece-me uma rica ideia :)

    Beijoquinhas
    Sónia

    ResponderEliminar
  26. Experimentei este fim-de-semana esta receita e gostei imenso.
    Mais uma vez obrigado!

    ResponderEliminar
  27. Luísa, que bom que gostaste.
    Por acaso acho mesmo que esta tarte é a tua cara! :) :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  28. E esta foi uma das receitas que fiz para a ceia de Natal. Teve de levar algumas adaptações pelos ingredientes que cá tinha mas tem cá um aspecto!!! Obrigada pela partilha!

    As fotos do crime:
    http://blueflavours.blogspot.com/2010/12/tarte-folhada-de-coco-e-queijo.html

    ResponderEliminar
  29. Respostas
    1. Mr Toninho, estas quantidade dão para uma tarteira de aprox 24 cm de diâmetro. Às vezes faço apenas meia dose numa tarteira mais pequena ou então faço a dose toda em duas tarteiras ;)
      É uma delícia! Espero que seja aprovada aí em casa. :)

      Eliminar
  30. Marcada no teu livro que está SEMPRE em cima da bancada logo ao lado dos do Master of the food Jamie Oliver, como favorita no meu caderno de receitas em word. O DELIRIO!!! Vai aparecer em 2014. Viciadíssima! Já a fiz uma 8 vezes!!! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu leio isto e fico: super feliz!!! E esta tarte faz o mesmo sucesso cá em casa, vezes e vezes sem conta. :)
      Bj grande!

      Eliminar