segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Tofu Com Batata-Doce, Curgete e Cogumelos

Num daqueles dias em que a pergunta “O que é que vou fazer para o jantar?”, parece não ter resposta, o resultado foi delicioso e diferente, preparado num instante! :)

O tofu marinou nos meus temperos favoritos, já usados aqui.
E de resto, foi ver o que havia pela cozinha e deitar para o wok.



Para 2 pessoas:

250g de tofu fresco
2 colheres sopa de molho de soja
1 colher sopa de vinagre balsâmico
1 colher sopa de mel ou melaço
1 colher sopa de maizena
1 colher sobremesa de óleo de sésamo
1/4 colher café molho picante (usei tabasco caseiro)
1/2 batata-doce
1/2 curgete
6 cogumelos frescos
3 colheres sopa de azeite
2 dentes de alho
Sal
_________________________________________
Seque bem o tofu e corte-o em cubinhos.
Misture o molho de soja, o vinagre balsâmico, o mel, a farinha, o óleo de sésamo e o picante. Regue o tofu com esta mistura, envolva bem e deixe marinar por 30 minutos, para que absorva os sabores.
Retire o tofu e reserve a marinada.

Descasque a batata-doce e corte-a em cubinhos pequenos.
Corte tb a curgete e os cogumelos em cubos e reserve.

Aqueça bem um wok ou uma frigideira larga de fundo grosso, com 2 colheres de sopa de azeite. Junte o tofu, abane de vez em quando e deixe cozinhar por 2 min, até o tofu ficar tostadinho. Remova-o.

Deite o restante azeite na frigideira e aqueça-o em lume médio.
Junte o alho picado e deixe cozinhar por 1 minuto.
Deite a batata-doce, mexa e cozinhe por 5 minutos.
Junte então a curgete, os cogumelos e a marinada reservada, cozinhando por mais 5 minutos. Tempere com sal.
Junte o tofu e envolva bem.
Apague o lume e deixe descansar uns minutos até servir, se preferir, na companhia de arroz branco.

19 comentários:

  1. Quero muito experimentar Tofu,depois da experiencia com a soja (que todos adoraram) agora segue-se o Tofu:))
    Alias quem me pediu foi o marido!
    Encontrei umas embalagens no Pingo Doce junto dos produtos dieteticos,é desse que usas??
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Adorei a ideia, lá vou ter que fazer só para mim.

    Gostei muito das sopas frias, nós cá em casa gostamos muito.
    O gaspacho vi numa revista de culinária feito com uma fruta( não me lembro qual era, mas acho que não era pêssego) e tinha ficado na ideia de a fazer.
    A olhar para a tua abriu-me o apetite.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Cinha, eu uso do fresco, vem embalado em vácuo e costumo comprar no celeiro.
    O truque do tofu é mesmo a marinada, pois não tem sabor, mas absorve os sabores em que é marinado/cozinhado.

    Sandra, eu tb já fiz esta a receita do gaspacho de tomate com melância em vez do pêssego.
    fica igualmente delicioso! :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Olá,amiga gasparzinha!!

    Que bela refeição.Temn um aspecto delicioso.
    Eu gosto de tofu mas o pessoal cá de casa é que é pior:D.


    bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Gasparzinha,

    Cheguei de férias e vejo aqui uma bela receita.
    Gostei muito desse aspecto, apesar de as minhas "experiências" com o tofu não serem das melhores.
    Bjocas

    ResponderEliminar
  6. Às vezes o que não está muito planeado fica sempre bem saboroso e com o assalto ao frigorífico ficam sempre umas misturas surpreendentes. Nunca experimentei tofu mas com a sua receita penso que vais ser desta pois tem um aspecto delicioso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Hummm, confesso que gosto de tofu e esta mistura não caía nada mal agora ao almoço :)

    ResponderEliminar
  8. está com um aspecto super suculento.. IRRESISTÍVEL mesmo!!
    Ainda nunca experimentei Tofu :S
    Mas um dia destes também me atrevo!!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Sou um bocado ignorante a respeito do tofu, usas do fresco? esse ainda não vi á venda por aqui, ou não reparei. Mas deixaste-me curiosa...
    Beijinhos linda

    ResponderEliminar
  10. Eu tb gosto, agora o resto do pessoal...ficou com um aspecto delicioso.
    bjsss

    ResponderEliminar
  11. Olá! Que suculento, mas o que te queria dizer é já comecei hoje a guardar as aparas de legumes para fazer os "teus" caldos de legumes! Miamm, miamm!

    ResponderEliminar
  12. hummm deve ter ficado com um sabor delicioso com certeza,,parabens pelo post.

    ResponderEliminar
  13. Nunca exprimentei tofu, terei que o fazer pois tenho visto receitas bem interessantes com este ingrediente.
    A tua ficou excelente x

    ResponderEliminar
  14. Honestamente, ainda não descobri receita de tofu que me fizesse gostar do mesmo. Mas quando vi o que esta marinada leva até me engasguei, pois deve ficar excepcional! E quero mesmo tentar comer menos carne e peixe cá em casa... Esta tua receitinha deu-me mais um incentivo :)

    ResponderEliminar
  15. Que pratinho apetitoso, nós aqui por casa gostamos muito de tofu e esta é mais uma receitinha a experimentar!

    Beijoquinhas
    Sónia

    ResponderEliminar
  16. Gasparzinha, que surpresa você gostar de tofu, no inicio do meu blog postei muita coisa com tofu, dá uma olhada e veja se você gostou de algum, a sua receita esta do jeito que eu gosto...maravilha, molho de soja,mel, cogumelos...hummm

    bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  17. Que tofú tão bem temperadinho hummmm Aprovadissimo!

    ResponderEliminar
  18. Tanto eu como a minha esposa adoramos este prato pois ela é vegetariana e eu adoro comida vegetariana....jinhos doces xxx

    ResponderEliminar