quinta-feira, 19 de abril de 2012

Arroz de nabiças com caldinho


Photobucket

Este é um arroz de história simples, em que tudo começa numa horta onde nascem nabiças. ☺
Nabiças que se deixam colher por mãos dedicadas, e que me chegam em molhos com cara de confort food, prontas para um caminho sem curvas até ao prato.

E assim se vão cozinhando os dias por aqui...



Photobucket


Arroz de nabiças com caldinho

Serve 4

1 cebola
2 dentes de alho
2 cenouras
20 g de azeite
150 g de nabiças frescas
120 g de cogumelos frescos, cortados em quartos
100 g de cerveja
900 g de água
300g de arroz carolino
Sal e pimenta preta moída na hora
Sumo de limão q.b.
Requeijão p/ servir - opcional

_________________________________________
thermomix_bimby

Coloque no copo a cebola e o alho e pique 5 seg/vel 5.
Adicione a cenoura
, cortada em pedaçose pique novamente 5 seg/vel 4.
Junte o azeite e refogue 5 min/100ºC/vel 1.
Deite as nabiças e os cogumelos e cozinhe 4 min/100ºC/vel colher inversa.
Coloque a água, a cerveja, o arroz, tempere com sal e pimenta e programe 20 min/100ºC/vel colher inversa.
Junte o sumo de limão, acerte os temperos e deixe repousar 5 minutos antes de servir.
Para prato principal, sirva com requeijão esfarelado.

tradicional

Aqueça o azeite e refogue a cebola e os alhos picados.
Adicione a cenoura e as nabiças, depois os cogumelos e deixe cozinhar uns minutos até os vegetais murcharem.
Adicione a água, a cerveja, tempere com sal e pimenta e quando levantar fervura, deite o arroz. Deixe em lume brando até que o arroz coza, cerca de 10 minutos.
Junte o sumo de limão, acerte os temperos e deixe repousar 5 minutos antes de servir.
Para prato principal, sirva com requeijão esfarelado.


Photobucket

16 comentários:

  1. Quem tem uma horta, tem tudo! :)
    Este é daqueles arroz(es?) que me fazem lembrar a minha infância. Até parece que estou a sentir o delicioso aroma. Como sempre, isso só é possível com esta qualidade fotográfica.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hmm que maravilha! Eu quando vou a casa dos meus sogros tambem tenho a sorte de trazer alguns legumes da horta é pena não termos espaço para fazermos uma nos apartamentos :) beijo

    ResponderEliminar
  3. Directamente da horta para o prato ainda por cima com um ar fenomenal. O que e que se pode pedir mais para uma refeicao tao saudavel e com um ar tao delicioso?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Susana

    São mesmo 900grs de arroz?
    Bjo
    Ana

    ResponderEliminar
  5. Ana, obrigada pela chamada de atenção, enganei-me a digitar e troquei a quantidade de água pela de arroz.
    Já corrigi. :))
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Susana, juntamos a cerveja juntamente com a água certo?

    Arrozinho bom, com sabor a comida da infância :)

    ResponderEliminar
  7. Quem tem uma horta é como ter um tesouro, que cuidamos com carinho e vamos colhendo frutos que tão bem nos sabem.
    Um arrozinho em caldinho, bem malandro, como eu gosto :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Susana querida
    Nunca comi este arroz na infancia, mas aprendi a apreciá-lo já adulta. Sem nunca ter introduzido os cogumelos, adivinho-a assim uma refeição completa para mim.
    Beijo

    ResponderEliminar
  9. Adorava ter uma horta ;)
    Esse arroz ficou com um aspecto irresistível.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Legumes sem curvas, como te entendo! Fresco tem sempre outro paladar :)

    ResponderEliminar
  11. Olá, Susana! :)

    Sou fã destes ambientes. Na minha casa sempre houve horta. Agora não, devido à falta de tempo para cuidar dela. Mas, os meus pais continuam a ter na Serra a sua horta que chega para a familia toda. Adoro apanhar os legumes frescos, a cheirar a terra.

    Este arroz ficou com um aspecto divinal. Adoro arroz com caldinho. É o que eu chamo de prato conforto.

    Beijinhos,

    Paula

    ResponderEliminar
  12. Adoro um arroz malandrinho e este tem óptimo aspecto!

    ResponderEliminar
  13. Gosto tanto de arroz malandrinho! E este está com um aspeto mesmo delicioso. Nunca me lembrei de juntar cerveja a arroz...da próxima vez que fizer já experimento.
    Que sorte ter uma horta assim, bem pertinho! Gostava muito, quem sabe um dia :)
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nesta altura do ano, sabem ainda melhor comidinhas assim. Que bom que gostaste!

      Eliminar