sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Aquecendo o Outono

Photobucket

Quem me segue no facebook sabe que vim passar umas semanas a Madrid. Fui recebida com muuuuito sol e calor, boa comida e museus sem fim.
Pois bem, mas como o calendário não pára, entretanto também chegou o Outono e já percebi que quando voltar a Lisboa na próxima semana nem vou notar a diferença: cá como aí, a chuva e o frio bateram à porta e não esperaram licença para entrar.
 Photobucket

Não sendo arrebatadora como para mim é Barcelona, Madrid tem os seus encantos. ☺
A arte vai soltando perfume ao longo do Passeio do Prado, com museus porta sim, porta também, e entre tapas, mercados e parques, as tardes têm sido bem caminhadas. Ora com o sol de fim de Verão, ora com o cinzento de Outubro à espreita, do que eu gosto mesmo é de pisar as folhas secas no chão, que falam a conversa que mais me agrada: o Outono chegou e também tem os seus encantos!

Photobucket

Do que vem da terra e chega à mesa, falaremos noutras histórias, hoje deixo-vos esta sopa quente, já apertadinha entre as mãos para aquecer  cá dentro. Sabe bem renovar os sabores e receber de volta os prazeres da nova estação.
Porque vêm aí os fins de tarde dourados, vamos lá dar as boas-vindas ao Outono!

Photobucket

Creme de curgete com couve

1 cebola roxa
2 dentes de alho
3 courgetes, em pedaços
15 g de azeite
Água
Sal e pimenta preta moída na hora
1 couve coração pequena, cortada em juliana

_________________________________________ 

thermomix_bimby

Coloque no copo a cebola, o alho, uma curgete e o azeite, pique 5 seg/vel 5 e de seguida refogue 5 min/Varoma/vel 1.
Adicione a restante curgete, cubra com água 2 cm abaixo do nível dos legumes, coloque a Varoma com a couve e programe 30 min/Varoma/vel 1.
Retire a Varoma e tempere com sal e pimenta. Feche a tampa, programe 2 min e vá progressivamente até à vel 7.
Acerte a consistência e os temperos a seu gosto e sirva.
Eu acompanhei com tostas e patê e serviu de refeição.

tradicional

Refogue a cebola picada em azeite até que fique translúcida.
Junte o alho picados e uma curgete em pedacinhos e cozinhe uns minutos.
Adicione a restante curgete, cubra com água e cozinhe durante 30 minutos.
Tempere com sal e pimenta e triture tudo.
Acerte a consistência a gosto, junte a couve e deixe cozer até que fique macia.
Eu acompanhei com tostas e patê e serviu de refeição.


Photobucket
 


.............................

15 comentários:

  1. Olá! Estive aí no verão e, como não podia deixar de ser, adorei! :)
    Bons passeios!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho tido umas tardes deliciosas!
      Hoje foi o dia todo a chover e fiquei a trabalhar, mas no fds é para aproveitar ao máximo! :)
      Bjs

      Eliminar
  2. Olá Susana.
    As fotos são sempre um encanto! E os pratos ainda mais encantam!
    Esse creme está bem apetitoso!
    Beijinhos
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Hmmmmmm uma reconfortante sopa, para os dias mais frios que se aproximam.
    Excelentes fotografias! ;)

    ResponderEliminar
  4. Que saudades de Madrid (concordo contigo, Barcelona é muito mais arrebatadora e amo, mas Madrid tem os seus encantos também)...
    É bom pisar as folhas castanhas no chão, em pequena era dos meus passatempos favoritos :) Abraças o Outono na capital vizinha, celebras culturas e tapas, e inspiras com as tuas fotografias. Sabe já bem uma sopinha destas, para aquecer.
    Um beijinho e bons passeios.

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha de sopinha, tenho visto ultimamente nas noticias que por aí está de chuva, hoje cá temos sol! Eu sou suspeita porque acho que apesar de adorar Lisboa em outra vida devo ter sido Espanhola, por isso tudo nesse pais me encanta :) Tal como a tua sopinha que dá bem com qualquer tipo de tempo. Um beijo

    ResponderEliminar
  6. adorei! acho que vou já experimentar esta semana, mas com nabiças que não tenho couve coração ;) obrigada por partilhar sempre receitas tão deliciosas :)

    ResponderEliminar
  7. Desejo-te uma continuacao de umas boas ferias e que a chuva se va embora depressa. As temperaturas baixaram derrepente e nada melhor do que uma sopinha das tuas para nos aquecer o coracao e lembrar que por aqui ha muitas receitas com cheirinho a Outono.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Férias ou algo mais? A Susana sempre com novos projetos na manga :)
    Barcelona também me diz mais, em todo o caso é sempre bom mudar de ares e se for uma capital europeia, tanto melhor...
    Estou certa de que regressará ainda mais inspirada!
    Um beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  9. Que boa escolha, lugar lindo!!!! desejo que aproveites muito!!!Lindas fotos e melhor ainda esta sopinha ainda leve com aroma de outono. Beijos da Gina

    ResponderEliminar
  10. Have fun amiga!!
    Adorei a sopa.
    beijocas

    ResponderEliminar
  11. Tem um ar excelente a sopinha! Adoro o Outono!

    ResponderEliminar