sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O saco do Pai Natal

Não há como negar, o Natal já nos invadiu faz tempo (uma loucura, se pensarmos que ainda andava com os pés na areia e já ele nos queria entrar olhos adentro) e agora não há como fugir.

Não faltam sugestões de coisas boas aqui pelo blogue e por essa blogosfera de culinária fora. Culinária e não só, porque foi precisamente este post aqui que me deu cá uma vontade de fazer uma lista de sugestão de presentes. Que aqui está ela!

Confesso que adoro oferecer presentes. Feitos por mim ou procurados com o carinho que nos leva a querer muito muito encontrar aquela peça especial. É de coisas assim que vos venho falar.

Os que me rodeiam já sabem o que quero sempre: livros e mais livros, de cozinha e fotografia. Deixei praticamente de os comprar e vou recheando a minha Wish List com os títulos que mais quero para que nas alturas de festa só tenham que lá ir e plim. Claro que se me quiserem oferecer uma objectiva para a máquina fotográfica acho que também aceito. Eheheh

 ***

Há muitos mercados de Natal cheios de coisas giras a acontecer nos próximos dias e eu vou estar a fotografar em dois deles: dos meus favoritos!

:: Já neste domingo, no Museu da Carris, vai acontecer o Mercadito da Carlota e eu lá estarei à vossa espera para uma fotografia de família cheia de alegria.

:: No sábado dia 7 vou até à quinta encantada do Coolares Market by Stylista, onde durante a manhã farei duas mini-sessões (apenas duas, quem quiser marcar envie-me um email o quanto antes) e durante todo o dia farei fotos com a luz linda de Sintra a todos o que quiserem parar para me dar um olá.

Estou à vossa espera!

 photo cartaz_zps6c800b9e.jpg 

E como a árvore de Natal não tarda nada está montada aí em casa, cá ficam as sugestões para dar uma ajudinha ao Pai Natal a encontrar os recheios mais especiais. 

Claro, comecei pela prata da casa: 

 photo 1_zpsdf75a2e0.jpg

// O meu livro de receitas “Velocidade Colher – Entre Tachos e Bimby”, à venda em todas as livrarias. Com receitas deliciosas para cozinhar com tachos, panelas e robots de cozinha e que todos podem fazer lá em casa. 

// Voucher-oferta das sessões Susana Gomes Photography. Para todas as idades, porque a vida nunca deixa de nos surpreender com momentos que vale a pena guardar. 

***

Porque não há nada que me dê mais prazer do que oferecer coisas feitas por mim, muitos dos presentes vão nascer na cozinha cá de casa:


 photo 2_zpsf30fd595.jpg 

// 1. Tablete de chocolate temperado
// 2. Granola
// 3. Cabaz da horta (caseiros ou daqui)
// 4. Bolachinhas
// 5. Compotas

***

Mas há mais. Espero que gostem!

 photo 3_zpsdbdb99eb.jpg // 1. Uma estadia neste Alentejo lindo 
// 4. Uma capucha 
// 6. Costurices aqui, aqui, aqui e aqui

// 8. O livro que tem ervas e tem estórias e tem as receitas da Patrícia 

E se quiserem espreitar o meu quadro de Natal do Pinterest, é só irem aqui.

 

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Uma corrida das Arrábidas! E uma massa, claro.

 photo 1_zps8aa4a632.jpg 
Cá em casa gostamos de correr.
Eu gosto de dar umas corridinhas, coisa simples e fácil, para refrescar a cabeça e manter as pernas desenferrujadas. A possibilidade de poder fazer desporto quando quero sem estar presa a horários, onde quero e ao ar livre, é o que mais me atrai na corrida. Basta calçar uns ténis, colocar os phones com música e estou pronta.
Depois há o Ricardo. Que é o grande corredor cá de casa. Sempre a desafiar-se mais um pouco, de olho nos tempos, no plano de treino para as provas. Sempre com este bichinho a chamar por ele.

E há uma prova de que gostamos mesmo muito: o Grande Prémio da Arrábida, em Setúbal. Ou não fosse como correr em casa, porque o Ricardo é de lá.
Há dois anos fez um dia lindo de sol, o ano passado estava chuvoso como podem ver nas fotos, vamos ver se a previsão de bom tempo para o próximo domingo se mantém. Espero que sim porque, como sempre, vou querer fotografá-lo na partida e na chegada, que vão ser novamente no Parque de Vanicelos.

Um bom pretexto para um passeio por Setúbal.
Não é uma corrida de massas com muitos patrocínios e vips, mas é uma corrida que atravessa partes lindas do concelho, com uma subida terrível na encosta do Castelo de Palmela e que, acreditem, tem pelo meio um abastecimento de moscatel. Eheheh.

 photo 0002_zpscc80bf61.jpg  photo 0003_zps437d354b.jpg  photo 0004_zps2bf1c6b7.jpg  photo 0005_zps5c9aea9c.jpg  photo 6_zps60e001dd.jpg  photo 7_zps6b89e297.jpg  photo 0008_zpsb3072fbf.jpg  photo 0009_zps78ad7239.jpg  photo 0010_zps84fa53f5.jpg  photo 0011_zps684f1a81.jpg 
E se um prato de massa sempre foi das coisas que mais se ouve pedir cá em casa quando pergunto “O que queres para jantar?”, em vésperas de provas, já nem vale a pena lançar a pergunta. É comida certa na mesa! 

Esta receita de hoje é óptima para alimentar casa cheia porque rende imenso e costuma agradar a pequenos e graúdos, amantes do sofá e das corridas. 

Experimentem! E, porque não, vão passear até Setúbal este fim de semana.  

 photo IMG_0372_zps5d5a4797.jpg

Gratinado de frango fricassé com laranja 

Serve 6 

1 cebola 
2 dentes de alho 
2 mãos cheias de coentros 
30 g de azeite 
3 peitos de frango, cortados em pedaços 
80 g de vinho branco 
Sal e pimenta preta moída na hora 
2 gemas de ovo 
Sumo de 1 laranja 
500 g de massa tipo cotovelo ou fusilli, previamente cozida 
Queijo ralado p/ polvilhar 


// preparação tradicional 

Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Refogue a cebola e o alho picados em azeite, até a cebola ficar translúcida.
Adicione o frango e deixe alourar.
Acrescente depois o vinho, tempere com sal e pimenta e cozinhe cerca de 6 minutos.
Numa tigela bata as gemas com o sumo de laranja e junte um pouco do molho do frango.
Em lume brando e sem parar de mexer o tacho, adicione as gemas, envolva, adicione os coentros e deixe apenas mais uns minutos.
Coloque o frango e o molho num pirex misture com a massa cozida e escorrida, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno a 200ºC até gratinar, cerca de 15 minutos.


// preparação robot de cozinha (bimby_thermomix)

Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Coloque no copo a cebola, o alho e os coentros e pique 5 seg/vel 5.
Junte o azeite e refogue 6 min/100ºC/vel 1.
Adicione o frango e o vinho, tempere com sal e pimenta e programe 7 min/100ºC/vel colher inversa.
Numa tigela bata as gemas com o sumo de laranja e junte um pouco do molho do frango. Programe 5 min/90ºC/vel colher inversa e adicione as gemas pelo bucal.

Coloque o frango e o molho num pirex misture com a massa cozida e escorrida, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno a 200ºC até gratinar, cerca de 15 minutos. 

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Os meus blogues do coração. E um bolo para o pequeno almoço.

Ainda o No Soup não era sequer uma vontade. Naquela altura em que comecei a ler blogues de culinária em português tudo isto era um mundo novo, partilhando-se cozinhados através textos e imagens ainda ingénuos, mas ainda pessoais e autênticos.

Hoje a blogosfera tornou-se noutra coisa.
Muitos dos blogues que nessa altura acompanhava perderam-se no caminho dos posts encomendados por marcas e mais marcas que só procuram conteúdos gratuitos. Há marcas que organizam eventos interessantes e com conteúdo que acrescenta e faz sentido divulgar, mas o que mais se vê anda longe disso... Do pessoal ao fabricado foi um caminho agora feito com textos cheios de lugares comuns e fotografias de imaginários copy/past do Pinterest.

Outros desencantaram-se com a massificação destes padrões e baixaram os braços. Ou fecharam a porta ou correram as cortinas, que só abrem de quando em quando, sem muita vontade de procurar um lugar ao sol na blogosfera dos “famosos”.

Mas o melhor é que muitos deles também evoluíram e cresceram e continuam hoje os meus grandes amores da blogosfera de comida. Ou porque os textos são absolutamente lindos, ou porque as fotografias são autênticas e criativas, ou porque as receitas são deliciosas e irresistíveis. Ou até mesmo porque têm tudo isto ou nada disto, apenas uma autenticidade que me prende e me faz gostar tanto de um blogue sem saber ou precisar explicar porquê.
Alguns dos meus amores maiores são o Gourmets Amadores, o Sabores de Canela, o Caos na Cozinha, o In the Mood for Food, o La Cucinetta, o Sopas de Tudo (antigo Ardeu na Padaria), o Chucrute com Salsicha, o Elvira’s Bistrot, o Le Passe Vitte, o Zine de Pão, o No Reino da Prússia, o Outras Comidas, o Little Upside-Down Cake. Uns mais recentes do que outros, mantêm o fulgor de sempre naquilo que os torna mais autênticos, cada um com o seu brilho, cada um com a sua voz única.
Tudo gira, em constante renovação, com blogues novos a nascer a toda a hora e muitos deles cheios de qualidade à procura do seu espaço.

Estes pensamentos surgiram-me a propósito da alegria que senti quando vi o último post da Elvira com palavras tão simpáticas sobre mim e sobre o Velocidade Colher. Acompanho o Bistrot desde sempre e passando ao lado de modas e modismos, é uma referência na nossa blogosfera e uma visita obrigatória para quem gosta de boas receitas.

Fiquei, sim, vaidosa, porque não é todos os dias que alguém que admiramos e não conhecemos nos dedica um post assim. Dos sítios onde sabe tão bem estar.

 photo 1_zpscf891cc8.jpg  photo 2_zpsb894cabc.jpg 
Como a sensação das manhãs em casa.
Embrenhada nas leituras (a propósito de toda esta conversa, este post é longo mas vale a pena a leitura), um café com leite, um bolo caseiro, como se o tempo não contasse (ui, mas conta, o relógio não pára).

Dos sítios onde sabe tão bem estar. Sentada à mesa, em casa, a tomar o pequeno almoço enquanto se espanta a preguiça. O dia depois disto só vai correr melhor!

  photo principal_zps698bd3b2.jpg

Bolo de batata doce e especiarias

100 g de batata doce assada (sobras ou rapidamente assada no microondas)
3 ovos
180 g de açúcar amarelo ou tâmaras medjool descaroçadas
100 g de leite
100 g de azeite
100 g de farinha p/ bolos
80 g de farinha de trigo integral
30 g de aveia
½ c. café de gengibre em pó
½ c. café de canela em pó
1 pitada de noz moscada
1 c. chá de fermento p/ bolos
½ c. chá de bicarbonato de sódio
1 cenoura ralada

// preparação tradicional

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de buraco.

Esmague a polpa da batata assada, até obter um puré. Reserve.
Bata os ovos com o açúcar/tâmaras até obter uma mistura esbranquiçada.
Adicione a batata doce, o leite e o azeite e continue a bater.
Envolva as farinhas, a aveia, as especiarias, o fermento e o bicarbonato e envolva suavemente na massa.
Por fim, envolva a cenoura ralada.

Deite a massa na forma preparada e leve ao forno a 180ºC durante aprox. 30 minutos ou até ao espetar um palito este sair seco.


// preparação robot de cozinha (bimby_thermomix)

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de buraco.

Coloque no copo a batata e triture 5 seg/vel 5.
Adicione os ovos, o açúcar/tâmaras, o leite e o azeite e bata 1 min/vel 6.
Junte as farinhas, a aveia, as especiarias, o fermento e o bicarbonato, envolva com a espátula e programe 5 seg/vel 3.
Por fim, envolva a cenoura ralada com a espátula.

Deite a massa na forma preparada e leve ao forno a 180ºC durante aprox. 30 minutos ou até ao espetar um palito este sair seco.

 photo IMG_1750_zpsebd55ba7.jpg

domingo, 17 de novembro de 2013

Espreitadela ao fim de semana.

Foram três dias a descobrir sítios lindos.
Golegã, Almourol, Constância, Castelo de Vide e muitas terrinhas serpenteadas pela estrada que nos passeou pelo Ribatejo e Alto Alentejo até chegarmos a Marvão.

Gostei tanto, mas tanto. Paisagens de perder a fala (ou então repetir sem parar o quanto é bonito e lindo e imenso o que vemos pela frente), comidinha da boa e pessoas que nos recebem com aquela simpatia e descontração que torna o estranho em familiar.
Enchi a máquina de fotografias e a cabeça de memórias e ideias. Hei-de partilhar tudo aqui com vocês.

Por agora e porque, quem sabe, vos pode inspirar como destino para um próximo fim de semana, fica uma espreitadela ao que fui deixando pelo Instagram. Para quem quiser aproveitar a recomendação, aproveitámos um voucher e ficámos no Train Spot, a antiga estação de comboios da Beirã/Marvão, que agora foi transformada numa Guest House – adorei!

Além da recepção calorosa da Lina e do Eduardo, ainda lá encontrei a Isabel, uma leitora de sempre do No Soup com quem troco mensagens há anos. Daquelas coincidências...


Frio, Outono, céu lindo e beleza sem fim à vista. Não faltou nada!

 photo 1_zps30e9b3d2.jpg  photo 2_zpsbed066e3.jpg

 photo IMG_1602_zpsf5b0924d.jpg 
Prometo que em breve mostro mais!  


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Entre a cidade e o campo. E um gratinado.

 photo 0001_zps856b5fa9.jpg  photo 0003_zps5beade2a.jpg  photo 0002_zps5ada915f.jpg 
Entre os azuis de Lisboa. Da minha Lisboa de ruas castiças, entre céu e rio. 
Aqui se passam as fotos que trago para animar o post e foram estas paisagens que animaram um dos muitos trabalhos em que tenho mergulhado e que tanto prazer me deu. Se quiserem ver mais desta coleção tão gira de roupa infantil, vão até à loja online ou aqui. E se querem descobrir a dona de tanta criatividade, têm que ir a este blogue que adoro! 

E é com isto que os dias voam por cá! 
Muitas fotos de comida – têm acompanhado o que ando a fazer no Instagram? – que vão trazer novidades muito em breve, e muitas sessões com gente feliz que casa, que batiza, que tem bebés, que cria projetos, que me chama para guardar momentos que também alimentam. Alimentam os sonhos bons!  


E entre este lufa-lufa, vou tentando fugir uns dias a conta-gotas para desligar o botão e sentir saudades da cidade. 
Hoje deixo-vos um gratinado versátil que conforta o Outono e amanhã parto para três dias de descanso! Yeah.

  photo 0004_zpsabaf4e12.jpg

Gratinado de quinoa e legumes 

250 g de quinoa 
2 fatias de broa 
150 g de queijo da Ilha ou 2 c. sopa de levedura de cerveja
2 dentes de alho 
2 bolbos de funcho 
15 g de azeite 
200 g de tomate pelado, em pedaços 
2 cenouras, cortadas em rodelas 
200 g de cogumelos, laminados grosseiramente 
200 g de ervilhas 
Sobras de carne, desfiada ou tofu em pedaços (cerca de 1 chávena)
100 g de miolo de noz, grosseiramente picado 
Sal e pimenta preta moída na hora 

// preparação tradicional 

Pré-aqueça o forno a 180ºC. 
Num tacho, prepare a quinoa seguindo as instruções da embalagem. Reserve. 
Pique finamente a broa, o queijo/levedura de cerveja, a rama do funcho e um dente de alho e reserve. 
Refogue o bolbo de funcho laminado com um dente de alho e o azeite durante alguns minutos, até murchar. 
Adicione o tomate e a cenoura e cozinhe mais uns 6 minutos. 
Junte cogumelos, as ervilhas e a carne ou tofu, tempere com sal e pimenta e em lume brando, cerca de 8 a 10 minutos. 
Retire, envolva tudo com a quinoa e o miolo de noz, coloque num pyrex, polvilhe com a broa reservada e leve ao forno a 180ºC cerca de 30 minutos ou até dourar. 

 photo 0005_zpsc74be387.jpg 

// preparação robot de cozinha (bimby_thermomix) 

Pré-aqueça o forno a 180ºC. 
Num tacho, prepare a quinoa seguindo as instruções da embalagem. Reserve. 
Coloque no copo a broa, o queijo/levedura de cerveja, a rama do funcho e um dente de alho e 10 seg/vel 9. Retire e reserve. 
Coloque no copo a os bolbos de funcho, um dente de alho e o azeite, pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/vel 1. 
Adicione o tomate e a cenoura e cozinhe mais 6 min/100ºC/vel colher inversa. 
Junte cogumelos, as ervilhas e a carne ou tofu, tempere com sal e pimenta e programe 8 min/100ºC/vel colher inversa. 
Retire, envolva tudo com a quinoa e o miolo de noz, coloque num pyrex, polvilhe com a broa reservada e leve ao forno a 180ºC cerca de 30 minutos ou até dourar. 

 photo 0006_zps5078d7e3.jpg

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Tratado do Petisco.

 photo capa_zpse76c8825.jpg 

Gosto de convites inesperados. De desafios. E gosto ainda mais de projetos que me trazem pessoas inspiradoras e com quem vale mesmo a pena trabalhar. 

Quem não conhece o Virgílio Nogueiro Gomes
Para quem gosta da boa gastronomia portuguesa é um nome incontornável, e vão sempre a tempo de ir até ao blogue que escreve e onde partilha muito do que sabe. 

Quando a Editora Marcador me convidou para fazer algumas fotos para o novo livro do Virgílio, só o título já tinha o meu sim garantido: "Tratado do Petisco, e as grandes maravilhas da cozinha nacional". Não se resiste a um tema destes! 

Trabalhar com o Virgílio só pode ser garantia de tempo bem passado - e não foi diferente: as fotos das receitas não ficaram por minha conta, mas conheci alguns dos sítios favoritos do Virgílio em Lisboa, onde fizemos fotos dos ambientes que dão tom ao livro. 

Uma Lisboa cheia de sabor e autenticidade, como devem ser os bons petiscos!
 photo 0001_zpsffe0f8cf.jpg  photo 0002_zps25c33d11.jpg  photo 0003_zps75f0d0e2.jpg  photo 0004_zps7625a4b9.jpg  photo 0005_zps5cdc73cd.jpg  photo 0006_zps7cc3be50.jpg  photo 0007_zps482bce34.jpg  photo 0008_zpsc5ad205d.jpg  photo 0009_zps423d2c99.jpg  photo 0010_zps8ac94858.jpg  photo 0011_zpsb6cd0256.jpg  photo 0012_zps780f5632.jpg  photo 0013_zpsc67e6ef9.jpg  photo 0014_zps8a7e87fd.jpg  photo 0015_zps25a101c6.jpg  photo 0016_zps328c588f.jpg  photo 0017_zpsda739ebd.jpg  photo 0018_zps283265a6.jpg  photo 0019_zpsfeb28acc.jpg  photo 0020_zps5190f186.jpg 
Vai chegar às bancas já no dia 17 de Novembro e a apresentação será amanhã, terça feira, na Câmara de Lisboa, com a presença da Maria de Lourdes Modesto e da Simonetta Luz Afonso. 

Às 18h30, para um fim de tarde com um toque bem Outonal do S.Martinho, que promete boa conversa e conhecer em primeira mão este tratado de coisas boas que o Virgílio nos oferece. Imperdível!

Podem comprar o livro aqui.

 photo 1395180_756121247734547_527159544_n_zps6141153f.jpg