quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Velocidade Colher: A Capa do Livro e o Recheio dos Cogumelos.

Porque as imagens valem mais do que mil palavras, acho que a capa do livro conta muito do que ele é.

Velocidade Colher – Entre Tachos e Bimby”, é este o nome de uma aventura que começa assim:


Photobucket

Do forno, dos tachos e caçarolas, da Bimby e da Varoma, daqui saem os sabores cá de casa e as receitas que vão encontrar no livro. Tal como no blogue, são sempre apresentadas nas duas versões, preparação tradicional e preparação na Bimby, à espera de todos os que as quiserem provar.

Não podia ter tido melhor parceiro para este projeto.
Apadrinhado pela Vorwerk, em cuja experiência e confiança me apoiei, o livro foi crescendo, ganhando sentidos e carácter.

E está quase aí: será lançado com o jornal Público, sábado dia 17 de Dezembro.

Vem mesmo a tempo do Natal! E nesta quadra marcada pelo espírito da solidariedade e partilha, é com grande alegria que uma parte das receitas reverte para a Instituição Casa dos Rapazes.

Photobucket

O livro traz pedaços das memórias da mesa e da vida que se misturam e me definem. São receitas para “Quando os dias se espreguiçam”, as “Zás-trás”, as que vêm “Da Horta para a mesa”, ou as que nos lembram o sabor dos “Dias com cheiro a mar”.
São as receitas de todos os dias.

E que bom será dividi-las com vocês.
Achei por isso que todas estas novidades pediam uma daquelas receitas que faz mais sentido quando é partilhada!
Cogumelos recheados anuncia casa cheia de amigos.

Photobucket

Cá no blogue não faltam legumes recheados: variam com a estação, mas nunca abandonam a minha cozinha.
Por isso, agora que as nabiças continuam a chegar da horta do meu pai, usá-las para rechear os cogumelos foi daquelas ideias que me fazem contar os minutos até o forno apitar.
Entrada para receber amigos ou prato prato principal se assim preferirem, cá em casa rendeu um almoço a dois e uma travessa vazia. ☺

Photobucket

Cogumelos Recheados Com Nabiças

15 a 20 cogumelos tipo champignon ou Portobello pequenos
25 g de azeite
1 c. chá de sementes de mostarda
1 dente de alho
1 cebola roxa
1 talo de aipo
1 chávena de nabiças, s/talos (cerca de 40 g)
50 g de leite da sua preferência
1 c. sopa de sumo de limão
Sal e pimenta preta moída na hora

_________________________________________
thermomix_bimby

Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal.

Limpe os cogumelos com um pano húmido. Não devem ser lavados com água, pois como são muito porosos vão absorvê-la e perder sabor.
Corte e reserve o pé dos cogumelos e depois disponha-os sobre o tabuleiro preparado, com a cavidade para cima.

Deite no copo o azeite e as sementes de mostarda e programe 2 min/Varoma/vel 1.
Junte o alho, a cebola roxa, o aipo e os pés dos cogumelos. Pique 5 seg/vel 5. Depois refogue 2 min/Varoma/vel 1.
Junte as nabiças e o leite e programe 6 min/100ºC/vel 1.
Adicione o sumo de limão, sal e pimenta e triture 5 seg/vel 7. Baixe os resíduos da parede do copo com a espátula e repita mais 5 seg/vel 7.

Recheie os cogumelos com esta mistura e leve ao forno a 200ºC cerca de 10-15 minutos.

tradicional

Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal.

Limpe os cogumelos com um pano húmido. Não devem ser lavados com água, pois como são muito porosos vão absorvê-la e perder sabor.
Corte e reserve o pé dos cogumelos e depois disponha-os sobre o tabuleiro preparado, com a cavidade para cima.

Aqueça o azeite e junte as sementes de mostarda.
Pique o alho, a cebola roxa, o aipo e os pés dos cogumelos e refogue-os em lume médio no azeite.
Junte as nabiças e o leite e cozinhe até as nabiças ficarem tenras, cerca de 10 minutos.
Adicione o sumo de limão, e tempere com sal e pimenta.
Triture tudo até obter uma mistura homogénea e recheie os cogumelos.

Leve ao forno a 200ºC cerca de 10-15 minutos.

Photobucket

64 comentários:

  1. Adoro cogumelos, essa receita deve estar um mimo :)

    ResponderEliminar
  2. Deliciosos... tanto a capa do livro como os cogumelos!
    Parabéns!
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Fico muito feliz Susaninha :)
    Está tudo lindo, encaminhado e estamos quase a poder desfrutar deste pedaço de paraíso!

    Os cogumelos devem ser deliciosos!

    Um grande beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Susana,

    Muitos, muitos parabéns! Está fantástico. Já devo ter dito aí umas 33 vezes mas ca vai mais uma: gosto MUITO. :)

    Um beijo enorme*

    ResponderEliminar
  5. Olá, Susana!

    Fico muito feliz por ti. Que projecto lindo! Gostei muito da frase no fundo da capa. Realmente "a cozinha tem o poder e a magia de pequenos prazeres em momentos etérnos" e eu acrescentaria que tem, ainda, o poder de transformar as pessoas.

    Adorei a capa. Está magnifica! Vou estar atenta. Dia 17 de Dezembro serei das primeiras pessoas a aparecer na banca dos jornais. :-D

    Parabéns e votos de muito sucesso para este projecto.

    Um beijinho,

    Paula

    ResponderEliminar
  6. Muito sucesso!!!!!
    A ver se o arranjo :)

    ResponderEliminar
  7. Qual vai ser o preço do livro? É um óptimo presente de natal. Parabéns!

    ResponderEliminar
  8. Está linda mesmo! Adorei as imagens e o design, gostei tb de te ver :) podes contar comigo para a compra, havia uma instituição dessas na minha terra natal o Barreiro, acho lindo o gesto! Estou muito feliz por mim e cada vez estou com mais vontade de comprar uma bimby.. tu e a Gisela dão "cabo" de mim com os vossos pratos :)

    beijos meus

    ResponderEliminar
  9. Muitos parabéns Susana! Adorei a apresentacao! Já está na minha lista para quando der um saltinho a Portugal!
    E deixa que te diga, é muito bela a tua atitude, revertendo parte das receitas para essa instituicao! Felcidades e muito sucesso!!!
    beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Susana,

    Mais uma vez parabéns pelo livro! Já marquei na minha agenda a data para poder ir comprá-lo. Espero que, futuramente, o possas assinar, teria muito gosto!

    Um beijinho e boa sorte para o novo projecto!

    Ana Gomes Henriques

    ResponderEliminar
  11. Olá Susana, hoje foi o dia de descobertas! Pois na minha ausencia aconteceram muitas coisas, mas fico feliz por todas essas coisas serem positivas.
    Descobri que temos o mesmo nome :) e descobri que tens um projeto magnífico! Bem isso é que é ;)
    Desejo-te muitas felicidades e muita sorte para o teu livro, porque mereces e todas nós também iremos beneficiar.
    O teu blog já é fantástico e mostra que por detrás dele existe uma mulher espetacular... só desejo que lhe dês continuidades!;)

    Adorei a capa do livro e da receita dos cogumelos que mais uma vez é uma fonte de inspiração.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá Susana, qual vai ser o preço do livro, sabes dizer-me? Obrigada e parabéns

    ResponderEliminar
  13. Parabéns pelo livro, a capa está muito gira, dá vontade de ter! Vou comprá-lo ainda para mais para ajudar a Casa dos Rapazes. ;)

    ResponderEliminar
  14. Um beijo enorme para todos vocês.
    Ler tantos comentários tão simpáticos e cheios de boas energias, deixa-me feliz, feliz!
    :) Espero que gostem do livro.

    Quanto ao preço, será anunciado em breve. :))

    ResponderEliminar
  15. A capa, o titulo... gostei muito, vai esgotar de certeza... vou já colocar uma lembrança no calendário para não me passar a oportunidade :)

    ResponderEliminar
  16. Olá Susana!

    Muitos parabéns, adorei a capa é linda! É daquelas capas que se eu visse numa livraria pegava no livro de certeza! Está com muito gosto, outra coisa não seria de esperar claro! ;)
    O livro também vai estar disponível nas livrarias, certo? Tenho medo de me esquecer desta data, mas se me lembrar, comprarei com o jornal, sempre se ajuda uma boa causa! Mais uma vez Parabéns!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Susana para quem te conhece, essa capa é a tua cara :) Adorei!

    Os cogumelos recheados estão deliciosos, dignos de quem lança um livro :):)

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  18. Ohhhhh... PARABÉNS!!!! Vou já mandar reservar! Desejo-te todo o sucesso do mundo! :DD

    ResponderEliminar
  19. Parabéns Susana! A capa do livro está fantástica, imagino que o interior e conteúdo também!

    ResponderEliminar
  20. para espanto do senhor do quiosque, acho que vou já reservar o Público do dia 17 de Dezembro :)

    Cristina

    ResponderEliminar
  21. Ah , menina, que linda ficou!
    Estou tão orgulhosa de ti, acho que do mesmo jeito que estão teus pais!
    Vamos aguardar o lançamento que vai marcar teu Natal.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  22. Susana,
    a capa está muito gira. Elegante e com muito bom gosto. Tenho a certeza que o conteúdo também.
    Parabéns e votos de muito sucesso.
    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  23. A capa ficou o máximo...com as tuas impressões digitais...adorei!

    Mas o livro só se pode comprar naquelas condições? Ou vai estar à venda noutros locais?

    Queremos autógrafo!...:)

    Estou a imaginar tudo à batatada e atropelos dia 17 de Dezembro em todos os quiosques do País ;)))


    Parabéns minha fantasminha preferida!

    ResponderEliminar
  24. Susana, a campa ficou fantástica!!! e de certeza que o interior condiz ;)

    Vou já mandar reservar o meu.

    Mais uma vez, muitos parabéns e muito sucesso:)

    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Muitos parabéns.
    A capa do livro é fantástica. Vou colocar uma lembrança no telemóvel para o comprar no dia 17 de Dezembro.
    Desejo-te muito sucesso.
    Beijinhos
    Belinha

    ResponderEliminar
  26. Olá Susana,
    Gostei muito da capa do livro, ficou linda...ficaste linda, tu e a "menina do mar" ;)
    Espero que continue a corre bem e obrigada por partilhares!! Vou marcar na agenda, dia 17!

    Os cogumelos ficaram deliciosos, tenho a certeza. Também tenho nabiças no meu quintal e acho que me vou inspirar por aqui.
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  27. Muitos parabéns! Vou ver se apanho o livro por aqui :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Está fantástico e lindo! Outra coisa não seria de esperar. Beijos e que este seja o primeiro de muitos. Lucia

    ResponderEliminar
  29. Ainda não tinha falado do título, acho-o genial. "Velocidade colher" é tão interessante que já adivinha o conteúdo :) É meter a colher tanto nos cogumelos como no resto e nem dar tempo de pestanejar ;)

    ResponderEliminar
  30. PARABÉNS!
    Que livro tão catita :)
    Já marquei no calendário, vou estar logo cedinho na loja. O menú da semana será ditado pelo teu livro, ihihihi.

    Muitos sucesso!

    ResponderEliminar
  31. Vou já reservar para não correr o risco de ficar sem ele!
    Mas depois vai estar à venda nas livrarias,certo?
    Mal possas diz-nos o preço;)
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  32. Fiquei muito contente por mais uma publicação com receitas para a Bimby (e ultimamente têm surgido com bastante regularidade), mas não só. Principalmente, por se tratar de um projecto diferente, feito por uma pessoa que há muito tempo admiro e pelo cariz filantropo que o envolve. Só vem comprovar a ideia que tinha de si e só por isso já valeu a pena. Quanto ao livro, amanhã mesmo irei reservá-lo e aguardarei com muita ansiedade a sua chegada. Depois, ficará guardado junto ao dossier que tenho com as suas receitas. Ah pois, tenho-as imprimidas para as poder ter na cozinha e confeccioná-las.
    Muitos parabéns, votos de muito sucesso e, espero que este projecto seja apenas o primeiro, pois inspiração não lhe falta. Bem-haja Susana.

    ResponderEliminar
  33. Vou já reservar no quiosque, não posso deixar de comprar o livro depois de ser leitora assidua do blog e das receitas do Fórum :) Beijinhos e muitas felicidades, estou ansiosa pelo dia 17... eh eh eh :=)

    ResponderEliminar
  34. Antes de mais Parabéns! Já "te sigo" desde o forum da Bimby, e já fiz várias receitas do teu blog.
    Por isso, acho que este livro é bem merecido e vai fazer muito sucesso.

    Ontem fiquei com vontade de fazer os cogumelos recheados com nabiças, e fui comprar os ingredientes e fiz!
    Ficou maravilhoso!
    Só uma questão onde se podem encontrar as sementes de mostarda?
    Foi a única coisa que não usei, por não ter encontrado.
    MAs mesmo assim, devo dizer que estavam divinais e super simples de fazer!
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  35. Adorei a capa do livro Susana, mostra um pouco de ti e da tua cozinha. O título também está muito giro :) Vai ser um prazer poder desfolhá-lo e fazer as tuas receitas que eu já gosto tanto! Muitos parabéns mais uma vez.
    Estes cogumelos recheados com as nabiças estão a adivinhar o que o meu quintal está pronto a oferecer :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  36. Um a um, vou lendo os vossos comentários e fico feliz por partilharem comigo esta alegria. :)
    Obrigada!

    Cupcake, que bom que experimentaste e que gostaste. :) Compro as sementes de mostarda na loja Celeiro.

    Bj grande para todos.

    ResponderEliminar
  37. Muitos Parabens Gasparzinha. O livro esta com uma capa lindissima. É de certeza um excelente livro.
    Já fiz a encomenda do teu livro na minha papelaria habitual.
    Bjinhos
    Teresa

    ResponderEliminar
  38. Parabéns pelo livro, já marquei o dia 17 no calendário do meu telm para não me esquecer. E esta receita de cogumelos com nabiças deixou-me curiosa. A minha única solução é mesmo experimentar :)

    ResponderEliminar
  39. Muito sucesso minha querida amiga, ficou lindo lindo o teu livro...vou já mandar reservar..

    Bela receita...as nabiças... posso pôr outra coisa não posso amiga....bjokinhas muito grandes

    ResponderEliminar
  40. Não me canso de te elogiar Susana, tanto pelo teu trabalho como pelas tuas deliciosas partilhas tantas vezes fontes de inspiração aqui na minha cozinha.
    Mais uma vez te elogio, a capa está simplesmente linda e acho que tem tudo a ver contigo (bom gosto.
    Parabéns, Felicidades e muitos, muitos SUCESSOS!!

    A receita de cogumelos deve ser uma delicia e optima mesmo para partilhar..

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  41. muitos parabéns, susana! vou comprar e depois espero um autógrafo :D Muitas felicidades com o projecto, mereces tudo de bom!

    ResponderEliminar
  42. A capa do livro é muito bonita.
    Parabéns.
    O interior será certamente uma agradável surpresa.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  43. Minha querida, Adorei a capa, e agora que venha o interior, que tenho a certeza é delicioso.
    Um beijo muito grande e muitos parabéns

    Já me esquecia, esses cogumelos são a minha cara, gostei imenso

    ResponderEliminar
  44. Parabéns, fico muito feliz por ti. Capa linda!!

    Tb vou já encomendar
    bjinhos
    Sandra

    ResponderEliminar
  45. Parabéns pelo projecto :)
    Estou ansiosa por comprar ;)

    Bjs!

    ResponderEliminar
  46. Susaninha!! Muitos parabens, estou muito feliz por ti, quero desejar as maiores felicidades e votos do maior sucesso para o teu projecto!Vou comprar o livro e ficarei à espera de te encontrar para te felicitar pessoalmente. Estou mt emocionada e orgulhosa!

    Muitos beijinhos

    Ines Maria

    PS: Quero um autografo!!!

    ResponderEliminar
  47. À semelhança das precedentes também gostei imenso da capa. É pena o livro não ter lançamento independente. Era uma forma de te conhecer e agradecer a generosa partilha que, quer aqui, quer noutros (muitos) blogues onde comentas, nos tens deixado.
    Vou tb fazer um lembrete no tlm, pois não quero perder. Beijinho.

    ResponderEliminar
  48. Parabéns pela concretização do seu livro. Muito sucesso e bons cozinhados.

    ResponderEliminar
  49. Suzana,
    Do projeto à concretização de um sonho há um grande passo. Ver o sonho materializado dá um grande prazer.
    Senti bem isso quando meu filho lançou seu 1° cd. O show de lançamento foi uma grande emoção!
    Mais uma vez parabéns!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  50. Parabéns Susana. Mesmo antes do come chocolates, já a seguia, mas sempre debruçada sobres receitas "tradicionais" uma vez que não tenho bimby. E fico muito contente que o seu livro também tenha as duas versões :)

    ResponderEliminar
  51. Está linda a capa do livro! Parabéns!

    ResponderEliminar
  52. Susana,
    muitos parabens pelo livro, é bem merecido :) e que mimosos ficaram esses cogumelos, gostei muito. beijinho

    ResponderEliminar
  53. Susana,
    Sempre com atraso, mas sä vou sabendo das novidades. A capa do livro está linda, e imagino que delicias e histörias tens para partilhar.
    Fico a aguardar.

    bjs

    ResponderEliminar
  54. Muitos parabéns pelo livro :) A capa ficou linda e traduz muito bem o espírito deste blog :) Estou ansiosa por ver o interior :) um beijo e desejos de muito sucesso :)

    ResponderEliminar
  55. Susana querida
    Parabéns! Gostei mesmo muito da capa. Na minha viagem de regresso quero trazer um para ler.
    Beijinhos com saudades!

    ResponderEliminar
  56. E eu que andei estes dias longe do computador. :)

    PARABÉNNNNSSSSS!!!
    Amiga adorei a capa linda, linda!!Estou ansiosa para ver o interior!!

    Cogumelos recheados uma maravilha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  57. Parabéns! Mal posso esperar pelo livro!
    Rita

    ResponderEliminar
  58. Estou deliciada com este blog e vou de certeza comprar o livro!

    Muitos Parabéns!! :)

    Ana Mendes

    ResponderEliminar
  59. Looks delicious. Would love for you to share this with us over at foodepix.com.

    ResponderEliminar
  60. :)
    Só agora este livro chegou até mim! E que livro! Não são apenas as receitas que encantam; as palavras, as fotos, os testemunhos de cada brisa da vida fazem sonhar.
    Obrigada Susana
    Teresa

    ResponderEliminar
  61. :)
    Só agora este livro chegou até mim! E que livro! Não são apenas as receitas que encantam; as palavras, as fotos, os testemunhos de cada brisa da vida fazem sonhar.
    Obrigada Susana
    Teresa

    ResponderEliminar
  62. Obrigada Teresa pelo comentário tão carinhoso.
    É o que deixa feliz, saber que os sabores que partilho vão um pouco mais além de um prato na mesa. :)
    Um grande beijinho!

    ResponderEliminar