quarta-feira, 8 de julho de 2015

Salada de tomate e pêssego

Por aqui as semanas voam entre trabalho, cozinhados, afazeres e preparativos, e uma semana de férias pela Costa Vicentina que soube a passagem pelo paraíso.

Se acompanham o Facebook do blogue já conhecem a banca da Petra, no Mercado de Aljezur, de onde trouxe os melhores souvenirs da viagem.
Comigo para casa vieram batata doce lá da terra, uma amêndoas especiais de corrida que se tornaram o meu vício actual, figos lampos secos ao sol e uma sacada de tomate que alegrou a semana de regresso, enquanto o da horta não ficava no ponto.
   photo 0001_zpslkvuq3v5.jpg

Eu vejo tomate maduro e suculento e não penso em mais nada: Verão, Verão, Verão!
Tanto lá, como cá, fizeram a festa numas belas tomatadas e, claro, nas inevitáveis saladas que este calorão dos últimos dias tanto pedem.
   photo 0002_zpsrdlhm3gh.jpg

Mais coisa, menos coisa, ando viciada numa das minhas combinações favoritas: tomate e pêssego. Ora com funcho, ora com pepino, ora com uns tomatinhos cereja amarelos, nunca falha – fica boa demais!
   photo 0003_zpsbgq7vgbe.jpg

Se ainda não experimentaram juntar no mesmo prato tomate sumarento e maduro com pêssegos docinhos de sabor veranil, não imaginam o que andam a perder!


   photo 0004_zpscymhf5h7.jpg 


Salada de tomate e pêssego

Serve 1

1 tomate maduro grande ou dois médios
1 mão cheia de tomatinho cereja amarelo
1 pêssego paraguaio grande, maduro (mas ainda firme)
½ cebola pequena
1 mão cheia de amêndoas
1 ovo cozido – opcional
Sal e pimenta preta moída na hora
Azeite e vinagre
   photo 0005_zpsm3borcsp.jpg

// preparação

Num prato, coloque o tomate fatiado, o tomate cereja cortado em metades, o pêssego cortado em fatias, a cebola em meias luas finas e distribua as amêndoas partidas grosseiramente.
Se optar por usar o ovo (eu usei, mas esqueci-me de colocá-lo quando fiz a foto, ups!), corte-o em pedacinhos e misture.
Tempere com sal e pimenta, azeite e vinagre e está pronta. Maravilhosa!
   photo 0006_zpsxvvrki8h.jpg

17 comentários:

  1. Tenho tomates destes (e muitos) a crescer na minha pequena hortinha :D São os meus favoritos e mal posso esperar para lhes meter o dente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem tb já chegaram os primeiro da horta dos meus pais! Não há mesmo coisa melhor :D
      Vai ser uma festa quando provarem esses, imagino, eheheh.

      Eliminar
  2. esses tomates são os melhores para saladas (e os mais deliciosos), ótima saladinha que rima com o verão.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Essa salada ficou com umas cores lindíssimas e pelo aspecto, deliciosa.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/bolo-de-melao-e-coco.html

    ResponderEliminar
  4. Lindos esses tomates, devem ser deliciosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São isso mesmo, lindos e deliciosos! Nada como o tomate na sua época ;)

      Eliminar
  5. Adoro esses tomates Susana, são tão saborosos e sabem mesmo a Verão! :)
    Também costumo usar pêssego e outras frutas nas saladas, gosto imenso do contraste de sabores e a tua saladinha tem um aspecto mesmo delicioso.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És cá dos meus, são raras as frutas que não me parecem bem numa salada, esta dupla então, faz sempre um brilharete!
      Um beijinho :)

      Eliminar
  6. Nunca experimentei tomate e pêssego, embora adore frutas nas saladas, uso mais laranja, maçã e melão. Parece que ando a perder algo bom com os pêssegos, vou experimentar.
    Muitos parabéns e felicidades pela bela fase que estás a viver! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então experimenta, Gori, se gostas com outras frutas, acho que tb te vais render com pêssego ;)
      Obrigada e um beijinho! :D

      Eliminar
  7. Cada vez mais gosto do que a terra me dá genuinamente e não o que me oferece o supermercado!
    Gosto muito de misturas de sabores nas saladas e até a laranjinha, muitas vezes, faz anda de mão dada com tudo o resto.
    As férias acabam sempre tão rápido... mas fica-nos esta tua saladinha deliciosa!
    Beijitos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  8. Nem mais, se nos deixarmos guiar na cozinha pelo que vem da terra em cada estação, é certo e garantido que não faltarão coisas saborosas à mesa.
    Tomate ao natural, cá em casa, só mesmo na época dele, por isso agora é aproveitar bem enquanto dura!
    Bj*

    ResponderEliminar
  9. Então nem imagino o que ando a perder! Tenho mesmo de experimentar, até porque essa salada parece deliciosa ;)

    (inicialmente enganaste-te e escreveste 'de tomate' duas vezes? Se sim, estou-me a sentir uma detetive muito perspicaz neste momento... :P )

    ResponderEliminar
  10. Essa é a minha variedade preferida de tomates e essa combinação..., dos céus, pois claro, já sabemos não é?
    Um beijinho e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  11. Não há nada melhor do que uma salada de tomate feita pela minha avó com os tomates acabadinhos de apanhar da horta. Ai que saudades!

    ResponderEliminar